“Búzios pode continuar a Revolução Francesa”

In Búzios, Slider por Eva LartigueDeixe um comentário

Finalmente Búzios reconhecerá a importância do Dr. Ivo Saldanha (ex – prefeito de Cabo Frio) e dará a ele o titulo de Cidadão buziano. A iniciativa é do vereador Henrique Gomes, “ eu tenho o prazer de ter entrado na vida pública incentivado pelo Ivo. Ele incentivou vários políticos que estão hoje em Cabo Frio. Janio Mendes, que hoje é deputado, Dirlei Pereira, que está no gabinete de Alair. O Sr. Benildo Motta que foi o vereador mais votado da história de Búzios, era liderança nascida pelas mãos do Dr. Ivo. Outra grande liderança que teve o incentivo dele foi o saudoso João Guelo. Eu não posso deixar de homenagear uma pessoa que me introduziu na vida pública”, contou Henrique que ainda citou algumas das ações corajosas que Ivo Saldanha realizou em prol da população buziana: “ Os tubarões daqui não deixavam as pessoas nem usarem as praias. O Dr. Ivo foi pra cima deles. Até as ilhas iam ser privatizadas e Dr. Ivo não permitiu isso. Isso é só uma das coisas que demonstra a importância dele que foi o prefeito mais votado, perdeu apenas por legenda para Alair Corrêa, foi também um deputado entre os mais votados. É uma grande história”.

Na última quinta-feira (29) o nome do Dr. Ivo foi levado por Henrique Gomes a Câmara de Vereadores para ser aprovado em votação pelos edis e foi aprovado por unanimidade. Ivo Saldanha demonstrava estar feliz com o reconhecimento, e sobre Henrique diz: “ Quando lá atrás eu o vi nascendo ainda como liderança e pensei: ‘esse garoto vai longe’. O legislativo é o poder mais difícil, só se domina com muito trabalho, tem de se ter muita humildade para escutar e aprender, Henrique tem isso”. O Dr. Ivo Saldanha continua em plena atividade profissional e intelectual, “Eu tenho me dedicado ao trabalho e feito uma leitura dos chamados manuais, tanto social, tecnológico e o manual da vida”, conta. Sobre Búzios Dr. Ivo fala sobre sua visão de que a cidade poder ser a grande célula mundial das novas compreensões do que ficou engasgada na Revolução Francesa, “ foram coisas lindas ditas mas na prática não foi muita coisa realizada. Búzios pode ser a protagonista das grandes transformações que o mundo espera. Essa vocação ambiental, a globalização cultural. Se você for estudar grandes vultos da história, como Lincoln ou Gilberto Freire, entenderá que as grandes transformações não acontecem pelas Universidades e sim pelos pequenos gestos, principalmente de expressão coletiva. Búzios pode ser o local da formação de grandes lideranças políticas e sociais do Brasil”, afirmou o ex-prefeito cabo-friense e que finalmente será reconhecido como cidadão buziano.

Sobre a política o pensamento do Dr. Ivo é a principio confuso, porém a seu modo, revelador, como de costume, “nós vemos hoje ainda os mesmos três grupos que militam no país; os Coronéis ou distribuístes, os que cobram o dizimo. Temos os conservadores, e o povo está pedindo que exista finalmente a terceira via, que são os representantes do povo”, explicou. Perguntado sobre o que poderia contribuir hoje para Búzios explicou e filosofou no final: “ A minha contribuição seria a compreensão das novas lideranças, do grito das ruas. E eu vejo aqui em Búzios a capacidade de fazermos uma revolução. Quero passar esse estudo que tenho feito á todos os lideres. Não existe saberes mais importantes mas saberes diferentes”.

Deixe um Comentário