Colégio Estadual sediará 1º Congresso Municipal dos Estudantes de Armação dos Búzios

In Búzios, Noticia_pequeno, Noticia_secundario por Eva LartigueDeixe um comentário

O Colégio Estadual João de Oliveira Botas (CEJOB), carinhosamente conhecido como Colégio Botas, abrirá suas portas no dia 20 (sexta feira) de setembro para sediar o 1º Congresso Municipal dos Estudantes de Armação dos Búzios. O congresso de fundação da UMEAB, convocado pelos estudantes de Búzios no dia 26 de julho.
Parte da história de Búzios o Colégio Botas, único Estadual do município, localizado Av. José Bento Ribeiro Dantas, número 1084, na Praia da Armação, é uma das principais escolas de ensino médio da cidade e responsável pela formação de várias gerações de estudantes, existindo muito antes da cidade ser emancipada. O Botas abre espaço para que o Movimento Estudantil possa se organizar e discutir o protagonismo juvenil dos estudantes nos espaços de discussão, legitimando um processo de organização e representação no âmbito municipal.
São várias as questões que envolvem diretamente o estudantes, desde a permanência do aluno na escola até formação educacional para o ingresso no ensino técnico e universidade. Inúmeros são os défices, como estrutura das condições de ensino, falta de professores e/ou as condições para o ensino, as baixas condições para a formação profissional dentre outros pontos.

Para que se organizar?
É necessário que o estudantes possa se organizar para ser ouvido com suas questões diárias, como a falta de transporte e/ou o preço da passagem (que pode ser pouco, mas ao longo do ano se torna uma quantia assustadora), o incentivo a formação profissional desde o 2º segmento do ensino fundamental até o ensino médio, condições de trabalho para que o professor possa realmente exercer suas funções, estrutura dos prédios escolares para as práticas esportivas e culturais como mecanismo de integração com a sociedade. Esses pequenos problemas acabam afetando diretamente o comprometimento do estudante, possuindo com principal consequência a evasão escolar.

Como se organizar?
Os estudantes podem se organizar através dos representantes de turma, que representam dos interesses individuais e coletivos da turma especifica. Através do CART ou Conselho Alunos dos Representantes de Turma, onde se reúnem todos os representantes de turma de uma escola, e representam os interesses individuais e coletivos dos alunos com a Direção da escola. Outra forma de organização muito eficaz é o Grêmio Estudantil, que representam todos os alunos da escolas, de todos os segmentos e turnos. O Grêmio Estudantil, vai além da representação diária com a administração da escola ou direção, o Grêmio representa os interesses do aluno dentro e fora da escola, podendo realizar atividades como festas, passeios, palestras, grupos de trabalhos e discussões, além de representar os alunos da Escola perante toda a sociedade.
Já no município os estudantes podem se organizar através de organizações estudantis municipais, essas organizações reúnem todos os estudantes do município e realizam espaços de discussão e debates com os estudastes, os famosos Congressos Estudantis.
Os estudantes de Búzios realizarão pela primeira vez um Congresso Estudantil, no intuito de fundar a organização municipal dos estudantes, que se chamará União Municipal dos Estudantes de Armação dos Búzios, tendo com sigla UMEAB. O I Congresso contará coma participação de delegados e observadores estudantes das escolas de 2º seguimento do Ensino Fundamental, médio, técnico e superior, além de estudantes que moram no município e estudam em outros.

I COMEAB

O I COMEAB ou 1º Congresso Municipal dos Estudantes de Armação dos Búzios é o principal fórum deliberativo dos estudantes de Búzios. É o momento dos estudantes formularem, discutirem e construírem o movimento estudantil em Búzios para os próximos anos. Durante o Congresso vai ser fundada a União Municipal dos Estudantes de Armação dos Búzios (UMEAB) e também será eleita a Diretoria.

Quando e onde acontecerá?
No Colégio Estadual João de Oliveira Botas, Av. José Bento Ribeiro Dantas, número 1084, na Praia da Armação, na cidade de Armação dos Búzios, Rio de Janeiro, no dia 20 (sexta feira) de setembro de 2013, com início das atividades prevista para ás 10 horas.

Quais atividades acontecem no Congresso?
Debates, Grupos de Trabalhos (GTs) que discutirá temas como Transporte Universitário, Ajuda de Custo, Programas de Permanência na Universidade, mais escolas de Ensino Médio, Pré Vestibular Social, Passe Livre para estudante de escola Pública, mais investimentos na Educação e inclusão aos esportes, cultura e lazer, Política Pública de Juventude, dentre outros temas referentes aos estudantes buzianos, eleição da diretoria da UMEAB, atos políticos e eventos culturais.

Deixe um Comentário