Edição carioca da exposição olímpica abre as portas com a presença de ídolos do esporte brasileiro

In Noticia_secundario, Noticias, Rio de Janeiro por Eva LartigueDeixe um comentário

 

Organizada pelo COB, “Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte” reúne cerca de 300 peças históricas do maior evento esportivo do mundo

O público carioca já pode conhecer de perto parte da história dos Jogos Olímpicos. A exposição organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), denominada “Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte”,foi aberta ao público nessa sexta-feira, dia 13 de setembro, após temporada em São Paulo. Além dos cerca de 300 artigos que contam a história dos Jogos da Era Moderna, alguns ídolos circularam pelos salões do Museu Histórico Nacional, na noite desta quinta-feira, 12, adicionando ainda mais emoção à mostra. O campeão Olímpico Emanuel Rego, ouro nos Jogos de Atenas em 2004, foi o mestre de cerimônias da festa que abriu oficialmente a exposição, na noite de quinta-feira, e se emocionou com o que viu. “A exposição traz o sentimento de vermos sonhos sendo solidificados. É motivador para todos, principalmente para mim, que já conquistei três medalhas Olímpicas e continuo jogando. Estar aqui e ver todos esses símbolos Olímpicos é a sensação de que somos realizadores do bem”, avaliou o atleta.

Presente à cerimônia de abertura do evento, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, destacou a importância da exposição. “Estamos expondo a história do que os Jogos Olímpicos trouxeram para humanidade, e seus ideais, que aqui estão preservados. E, sem dúvida, o Rio de Janeiro já faz parte desta história”, destacou Nuzman.

Ao acervo do Museu Olímpico de Lausanne, na Suíça, foram acrescentadas peças do COB e de atletas brasileiros, como o colete do iatista Torben Grael, usado nos Jogos de Sidney 2000, na conquista do bronze, o quimono da judoca Sarah Menezes no ouro em Londres 2012, além da camisa do levantador Maurício, na primeira medalha de ouro do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Barcelona-92. E a exposição também mexe com atletas que não têm peças expostas. É o caso da ex-jogadora de vôlei de praia Adriana Samuel. “O simples fato de estar nesse ambiente me traz diversas lembranças que ficarão para sempre na minha memória e no meu coração”, afirmou a atleta, detentora de duas medalhas olímpicas.

A expectativa é que, até o dia 1º de dezembro, vários atletas prestigiem a exposição, misturando-se aos visitantes durante o horário regular de funcionamento do museu. A proposta é promover a interação do público com os esportistas com vivência olímpica. “A intensão é somar, ao já vasto conteúdo apresentado, a emoção tanto do público diante do ídolo, como do ídolo provocado a relembrar momentos tão marcantes em sua carreira esportiva”, apontou Christiane Paquelet, diretora cultural do COB.

Para aproximar o público do espírito olímpico, a exposição é dividida em nove módulos: Jogos da Antiguidade, O Sonho de Coubertin, Acendendo a Tocha, Cerimônias, Esportes e Medalhas, Mascotes, Rio 2016, Memorabília e Time Brasil, que conectam história, emoção, conhecimento, educação e cultura. A mostra do Rio de Janeiro ainda terá uma novidade: 36 peças marcantes da Coca-Cola, mais antiga patrocinadora dos Jogos Olímpicos – desde 1928 – serão incluídas na seção “Memorabília”.

Para Alexandre Nogueira, diretor executivo do Grupo Bradesco Seguros, é um orgulho fazer parte da exposição. “A Bradesco Seguros tem muito orgulho de participar da exposição. Sabíamos que trazê-la para o Rio de Janeiro teria um sentido diferente. Permitirá, aos cariocas, vivenciar a experiência das edições anteriores e entenderem um pouco mais deste espírito que desafia a superação de limites”. Alexandre ainda fortaleceu a presença da empresa. “Já faz parte do DNA da Bradesco Seguros apoiar o esporte. Apoiamos também o futuro das pessoas, participando dos seus cotidianos, desde o momento do nascimento até a construção de suas famílias e patrimônios. Por isso fazemos parte desta exposição que traz a cultura do esporte e dá a largada para 2016”, afirmou o executivo.

O presidente da Coca-Cola Brasil, Xiemar Zarazua, vê a abertura da exposição como pontapé inicial para as atividades relacionadas aos Jogos. “É uma noite muito especial para a Coca-Cola. A exposição simboliza a largada de todas as atividades que a empresa vai desenvolver até os Jogos Olímpicos. Nossa participação coroa uma parceria de longa data com o COB e o Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016. Patrocinamos também os Jogos Escolares da Juventude, competição que promove o esporte e incentivam jovens e crianças a se tornarem atletas olímpicos. Coletamos 10 atletas de altíssimo talento, e vamos dar treinamento e estrutura necessários para lapidar estes jovens. Esse nosso esforço ao longo do tempo não é por acaso. Nossa parceria olímpica começou nos jogos de Amsterdã, em 1928. Nossa parceria acontece simplesmente porque o espírito olímpico se casa com os valores da Coca-Cola”, ressaltou.

O secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, fez um contraponto entre o local que abriga a exposição e os valores olímpicos que esta carrega. “Nesse local funcionava antigamente um arsenal, que produzia armas e munições para defender a cidade dos invasores e inimigos. Hoje, esse mesmo local acolhe peças históricas dos Jogos Olímpicos, cujo objetivo é promover a paz, o congraçamento e a união entre os povos. Este é o espírito dessa exposição, que certamente contagiará a todos”, pontuou.

Durante a visita, o público terá a experiência de empunhar a tocha dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012 – com a Tower Bridge ao fundo – e tirar fotos ao lado da famosa mascote Mischa (de Moscou, em 1980). Interações educativas estarão disponíveis em uma sala de cinema, onde também serão exibidos vídeos do acervo do COI.

A exposição ficará no Museu Histórico Nacional até o dia 1º de dezembro e tem entrada gratuita.

Sobre o Grupo Bradesco Seguros
A forte ligação do Grupo com os Jogos Olímpicos de 2016 começou quando a Organização Bradesco abraçou a candidatura do Rio de Janeiro como sede do evento. Depois, o Banco Bradesco e a Bradesco Seguros tornaram-se patrocinadoras oficiais dos Jogos Olímpicos e dos Paralímpicos Rio 2016, disponibilizando produtos e serviços ao COB e à Equipe Olímpica.
A exposição “Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte” faz parte do Circuito Cultural Bradesco Seguros, que apresenta ao público calendário diversificado de eventos artísticos nacionais e internacionais, em diferentes áreas da cultura.

Sobre a Coca-Cola
Mais antigo mais antigo patrocinador dos Jogos Olímpicos – desde a edição de Amsterdã, em 1928 -, a Coca-Cola sempre apoiou o crescimento e a constante evolução dos Jogos da era moderna. Desde então, a empresa esteve ao lado do Comitê Olímpico Internacional (COI), enaltecendo o espírito olímpico e dando suporte aos fãs do esporte em todo o mundo. A associação da Coca-Cola com os Jogos Olímpicos, além de honrar a tradição, vai ao encontro da proposta da empresa em promover um estilo de vida ativo, com o incentivo à prática de exercícios físicos. A parceria com o COB tem como objetivo aumentar a visibilidade e aproximar ainda mais a população dos esportes.

Serviço

Apresentação: Grupo Bradesco Seguros, Coca-Cola e Ministério da Cultura
Realização e Organização: Comitê Olímpico Brasileiro (COB)

Exposição Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte

Local: Museu Histórico Nacional

Endereço: Praça Marechal Âncora S/Nº, Centro – Rio de Janeiro (Próximo à Praça XV)

Data: Entre 13 de setembro e 1º de dezembro de 2013

Horário de visitação: De 3ª a 6ª Feira – das 10h às 17:30h / Sábados, Domingos e
Feriados – das 14h às 18h / 2ª Feira – Fechado

Ingressos: Gratuito

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