Posto de Saúde de Baía Formosa já tem consultório odontológico

In Búzios, Noticia_pequeno, Noticia_secundario por Eva LartigueDeixe um comentário

Na sexta-feira, dia 16 de agosto, a Prefeitura de Búzios inaugurou a implantação do consultório odontológico e a reforma geral do Posto de Saúde da Família (PSF) de Baía Formosa. A unidade era a única no município que ainda não possuía atendimento de odontologia e, agora, passa a atender os moradores daquela localidade com todo o serviço básico da especialidade (obturação, limpeza e extração, além de emergência). O evento de inauguração está marcado para acontecer a partir das 17h30.

O consultório de Baía Formosa será o décimo primeiro implantado no município. Desde o início do ano, a Prefeitura vem promovendo mudanças no serviço de odontologia municipal e, atualmente, a população conta com dez consultórios nos PSFs, no Hospital Municipal e na Policlínica. Em todas as unidades, a média de atendimentos é de 12 pacientes por dia, incluindo adultos e crianças. Além dos serviços básicos, a população tem à disposição atendimento de emergência, mediante a apresentação do cartão do SUS e cadastramento no Posto de Saúde da Família onde reside.

“Nós estamos cumprindo o planejamento do Prefeito André Granado em instalar um consultório odontológico em cada PSF. Em maio, detectamos a grande carência em Baía Formosa, por isso a pressa, a urgência, em implantar um consultório lá”, afirmou o coordenador da Odontologia Municipal, Dr. Kenner Câmara.

Com a inauguração do consultório de Baía Formosa, os moradores não precisarão mais se deslocar para José Gonçalves, onde eram atendidos. Assim como nos demais consultórios, o atendimento será feito com equipamentos modernos de raio x, ultrassom, aparelho de fotopolimerizador e caneta de alta rotação.

“Acabou a luta dos moradores de Baía Formosa em ter que se deslocar para outro bairro, em busca de atendimento odontológico. E as crianças que freqüentam o Cras de Baía Formosa terão à disposição um cirurgião dentista, que poderá fazer um atendimento próximo e de qualidade”, acrescentou o coordenador.

Desde o início de janeiro, o município de Armação dos Búzios ganhou um novo serviço de odontologia, com mais especialidades e uma equipe estruturada para atender a população em todos os bairros. Com dez cirurgiões dentistas e quatro cirurgiões maxilofaciais – além de 13 auxiliares de saúde bucal (ASB) – o setor vem disponibilizando profissionais em todos os Módulos de Saúde da Família, no Hospital Municipal Rodolpho Perisse e na Policlínica. Com a mudança no posto de Baía Formosa, a população passa a contar com dentistas e auxiliares de saúde bucal disponíveis nos Módulos de Saúde da Família daquela localidade, da Rasa, de Vila Verde, Cruzeiro, José Gonçalves, São José, Brava, Capão, Cem Braças e Baía Formosa, além da Policlínica e dos quatro cirurgiões no hospital.

Reforma do PSF – A cerimônia de inauguração desta sexta-feira, dia 16, também englobará a entrega do posto de Baía Formosa, totalmente reformado, para a população. Além de serviços de pintura, troca de luminárias e aquisição de novos móveis, a unidade ganhou uma nova cozinha, que vinha sendo reivindicada pelos funcionários há muito tempo. A meta é proporcionar a mesma revitalização nas outras unidades de saúde.

Deixe um Comentário