Roda de filmes ciganos encerra os segundas projeções em Búzios

In Agenda, Arte, Búzios, Cultura por Eva LartigueDeixe um comentário

unnamed (5)DESPEDIDA DO ANO! 17 de DEZEMBRO as 20:00hs no GRAN CINE BARDOT! Vamos finalizar o ano com a RODA DE FILMES CIGANOS do Cineclube de Segundas Projeções. Ao longo dos tempos não existiu ou existe povo tão perseguido — excluído dos excluídos). Ciganos são fortes, tenazes, indomáveis e, dentro do sofrimento, tiram forças para sorrir e cantar. Muito mais poderia ser escrito, pois ao longo dos séculos os ciganos nos têm ensinado lições de liberdade, pacifismo, coexistência, solidariedade, felicidade e sobrevivência, que teimamos em não ver, nem aprender.

“Os ciganos não têm heróis. Não existe nenhum mito de uma grande liberação, da fundação de uma “nação”, de uma terra prometida [como os judeus tinham]. Não têm Rômulo e Remo [como tiveram os romanos], nem um combatente e andarilho Enéias . Não têm monumentos, nem altares, nem hinos, nem ruínas. E não têm livro sagrado”. E por isso mesmo, achamos nós, eles são felizes. Asséde Paiva.

LATCHO DROM (1993) de Tony Gatlif
Vamos finalizar a nossa roda com o filme que, conduzido principalmente pela música, fala sobre a jornada real que fizeram os dos Ciganos do noroeste da India até a Espanha. Foi exibido na mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes de 1993.

COMPARTILHEM O CICLO ENTRE SEUS AMIGOS E CONTATOS.

O desafio das artes é ser parte de uma cultura. Cultura que se comparte para que não desapareça. No Gran Cine Bardot acontecem coisas boas. Shanah Y. Genaro

Deixe um Comentário