Secretaria de Saúde faz mutirão para acabar com fila de espera na realização de ultrassonografia  

In Cabo Frio, Saúde por Eva LartigueDeixe um comentário

dra. maria de lourdes teixeira, no mutirão, no sábadoA aposentada Dirce Martins Leal, de 74 anos, foi uma das 65 pessoas que compareceram neste sábado (13), no PAM de São Cristóvão, para realizar o exame de ultrassonografia. O mutirão realizado pela Prefeitura de Cabo Frio e Secretaria de Saúde, irá acontecer todos os sábados e tem como objetivo zerar a fila de espera para a realização de exames de ultrassonografia.

– Fiquei muito feliz quando me telefonaram durante a semana agendando o exame para este sábado. Com o resultado na mão, vou poder marcar com meu médico para mostrar o exame e seguir com meu tratamento -, disse a aposentada.

Segundo Elaine dos Santos, diretora do DEAC – Departamento de Exames de Alto Custo – da Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes estão sendo comunicados por telefone. Até o final do mês, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é zerar a demanda. Além dos exames realizados normalmente durante a semana no PAM, no Hospital do Jardim Esperança, no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, e nas clínicas terceirizadas, a cada sábado, 65 pacientes serão chamados para realizar os exames de ultrassonografia de mama, abdómen (total, superior, inferior), tireóide, vias urinárias, próstata e transvaginal.

– A espera estava chegando há dois meses. Realizando esses exames aos sábados, vamos conseguir colocar a agenda em dia, para que os novos pedidos que chegarem aqui no DEAC também sejam atendidos com agilidade sendo agendados para o mesmo mês -, disse Elaine.

Segundo o diretor do PAM de São Cristóvão, Antônio Marcos Durães, o investimento feito pelo Prefeito Alair Corrêa, com a contratação de sete médicos para a realização de exames como Ecodoppler Venoso, Ecocardiograma, Mapa, Teste de Esforço e Ultrassonografia, é o que vem permitindo redução nas filas de espera. Os pacientes deixam os pedidos nos postos de saúde do município, ou no próprio DEAC, para autorização, e no próprio departamento eles já são agendados, sem a necessidade do paciente ter que fazer a marcação.

– A contratação desses médicos está surtindo os resultados. Já não temos fila de espera para realização de exames como Mapa, Teste Ergométrico, Ecodoppler, Doppler de Carótida e PAAF, Pulsão de Tireóide. Agora vamos resolver o problema de Ultrassonografia, para que a partir de agora, os novos pedidos sejam agendados para o próprio mês -, explicou Antônio Marcos Durães.

Deixe um Comentário