Guia para cair na folia em Cabo Frio

In Cabo Frio, Carnaval por Eva LartigueDeixe um comentário

Com blocos de arrastão, shows e desfile de escolas de samba, Carnaval de Cabo Frio celebra, até o próximo dia 22, os 400 anos da cidade

prai do forte

Com o evento “Cantando a Cidade”, marcado para as 21h desta sexta-feira (13/2), será aberto oficialmente o Carnaval de Cabo Frio. A folia na cidade não se restringe aos quatro dias, e só termina no outro domingo (22/2).

Este ano, o Carnaval segue no ritmo das comemorações dos 400 anos de Cabo Frio. O “Cantando a Cidade” é um evento do calendário oficial do quarto centenário e servirá para que as 11 escolas de samba da cidade apresentem seus sambas-enredo para o desfile que acontece nos dias 20 e 21 de fevereiro, na passarela montada ao lado do Espaço de Eventos.

Além da apresentação dos sambas enredo, o “Cantando a Cidade” terá ainda a solenidade de entrega simbólica das chaves da cidade, feitas pelo prefeito Alair Corrêa ao Rei Momo Luis Carlos Rodrigues e à eterna Rainha do Carnaval, Nilma de Oliveira. A partir daí, a cidade festeja os dias de folia.

Cerca de um milhão de pessoas são esperadas em toda a cidade para aproveitar o Carnaval em Cabo Frio.

Roteiro dos blocos

Os mais de 50 blocos que desfilam na cidade já têm roteiro definido, divulgado há três semanas pela Associação de Blocos e Atividades Carnavalescas de Cabo Frio (ABACCAF).

Foram instalados pela Prefeitura de Cabo Frio portais dos blocos na Avenida Litorânea, nas proximidades da Praça Verde do Guta e em Tamoios, em frente ao Ginásio Poliesportivo.

Boa parte dos blocos desfila pela orla da Praia do Forte saindo da Arena dos Blocos, ao lado da Duna Preta e chegando ao Portal. Haverá, ainda, alguns blocos que desfilarão no sentido oposto. Em Tamoios, os blocos se concentrarão no portal no sábado e na terça de Carnaval (dias 14 e 17/2, respectivamente).

E não é só o centro da cidade que terá blocos de arrastão. Na Gamboa, em São Cristóvão, no Peró, na Praia do Siqueira, no Foguete, no Manoel Corrêa, no Jardim Caiçara e no Jardim Esperança haverá desfiles – sendo que em alguns casos, os blocos concentram, mas não saem.

Alguns blocos não fazem o trajeto integral pela Praia do Forte. É o caso do tradicionalíssimo Parókia, que se concentra nas proximidades do quartel do Corpo de Bombeiros, no domingo e na  terça-feira de Carnaval, e, ao som das marchinhas, desfila pelas principais ruas do centro da cidade, reunindo foliões que preferem o carnaval em um clima mais familiar.

Outra novidade do Carnaval deste ano é o retorno do Bloco do Costa Azul, que sai na manhã deste sábado (14/2), com concentração no Largo de Santo Antônio e desfila pelas principais ruas do centro da cidade, até a Praia do Forte.

A programação de blocos de arrastão em Cabo Frio só termina no domingo subsequente ao carnaval, dia 22 de fevereiro, com o desfile do bloco “Os Atrazados”.

O roteiro dos blocos em Cabo Frio é o seguinte:

13/2 – sexta-feira

A Moda C – concentração às 8h no Canto do Forte (o bloco concentra, mas não sai).

Amigos para Sempre – Concentração às 14h na Rua Marcílio Dias, no Jardim Caiçara (o bloco concentra, mas não sai)

Costela – concentração às 17h  em frente ao Bar da Costela, na Av. 13 de Novembro, seguindo em direção à Avenida do Contorno e retornando pela Rua Ismar Gomes de Azevedo. Saída às 20h, término às 22h.

Falange – concentração às 17h na Rua Grécia, ao lado do Banco Itaú de São Cristóvão. Saída às 21h com destino à Avenida Joaquim Nogueira, retornando à Rua Grécia. Término às 23h

A Arca – concentração às 20h na Praça Major Terra, na Gamboa. Saída às 22h em direção à rua Jorge Veiga, passando pela rua José Rodrigues Póvoas e retornando à praça Major Terra.

Latinha – concentração às 20h30 na área externa da Arena dos Blocos. Saída às 22h em direção à Av. Litorânea (Portal dos Blocos). Término às 23h

14/2 – sábado de Carnaval

Amigos para Sempre – Concentração às 14h na Rua Marcílio Dias, no Jardim Caiçara (o bloco concentra, mas não sai)

Boi Cabrunco – Concentração às 14h na praça do Manoel Corrêa. Saída às 17h, desfilando pelo bairro. Término às 19h.

Oficial – Concentração às 16h no Portal dos Blocos. Saída às 19h em direção à orla da Praia do Forte (Arena dos Blocos). Término às 22h.

Vem Para o Arrebenta – Concentração às 16h na Avenida Ézio Cardoso da Fonseca, no Jardim Esperança. Saída às 17h, desfilando pela avenida. Término às 19h

NUCEP – Concentração às 17h na Rua Luis Feliciano Cardoso, na Praia do Siqueira. Saída às 19h com desfile no bairro, terminando no Portal Solidário do bairro. Término às 21h.

União do Arrastão – Concentração às 17h na Praça Major Terra, na Gamboa. Saída às 20h, com desfile pelo bairro.

Alcoolância – Concentração às 18h na Av. Expedicionários da Pátria, 990. Saída às 20h, em direção à Avenida Joaquim Nogueira, passa pelo Braga, vai até a Orla da Praia do Forte e retorna a São Cristóvão.

Que Merda é Essa? – Concentração às 18h na travessa Fernandes, esquina com rua Major Belegard. Saída às 21h em direção à Avenida Nossa Senhora da Assunção, com destino à Avenida 13 de Novembro até o Bar da Costela – esquina com rua Jorge Lóssio. Término às 23h

Azul e Branco – Concentração às 18h30 no na Praça Alfredo Castro, em São Cristóvão. Saída às 20h, em direção à Avenida Joaquim Nogueira, retornando à Praça de São Cristóvão.

Empurrando com a Barriga – concentração às 22h na Rua Expedicionários da Pátria, em São Cristóvão (o bloco concentra, mas não sai)

15/2 – domingo de Carnaval

Parókia – Concentração às 12h na Rua Jorge Lóssio, esquina com Avenida Nilo Peçanha. Saída às 15h. Término às 18h.

Gaivotas das Dunas – Concentração às 12h30 na Rua das Dunas, no Foguete. Saída às 14h30 em direção ao trecho da praia. Término às 16h30

Boi da Barra – Concentração às 13h, na Avenida Almirante Barroso, em frente ao Bar do Edu, no Canto do Forte. Saída às 16h em direção à Avenida do Contorno, terminando o desfile no Portal dos Blocos. Término às 17h

Amigos para Sempre – Concentração ás 14h na Rua Marcílio Dias, no Jardim Caiçara (o bloco concentra, mas não sai)

Acadêmicos de Cabo Frio – Concentração às 16h no Portal dos Blocos. Saída às 18h, em direção à orla da Praia do Forte, encerrando o desfile na Arena dos Blocos. Término às 20h.

Bloco das Damas – Concentração às 16h na Arena dos Blocos. Saída às 18h, em direção à Avenida Litorânea (Portal dos Blocos).

A Tocha – Concentração às 16h no Portal dos Blocos em Tamoios, em frente ao Ginásio Poliesportivo João Augusto. Saída às 18h pelas imediações.

Cacique de Tamoios – Concentração às 16h no Portal dos Blocos em Tamoios, em frente ao Ginásio Poliesportivo João Augusto. Saída às 18h pelas imediações.

Sem Barreira – Concentração às 16h30 na Rua Japão, no Jardim Caiçara. Saída às 17h30, em direção à Rua França, retornando ao ponto de concentração. Término às 20h.

Risco da Praia – Concentração às 17h na Avenida Luis Feliciano Cardoso, na Praia do Siqueira. Saída às 18h, com desfile pelo bairro e término no Portal Solidário do bairro às 20h.

Vermelho e Preto – Concentração às 17h na quadra de esportes da Praça Alfredo Castro, em São Cristóvão. Saída às 21h (logo após a missa na Igreja de São Cristóvão), em direção às proximidades da praça. Término às 23h

Perocão – Concentração às 17h30 na Avenida dos Namorados, na esquina com a Avenida dos Pescadores, em frente à Praia do Peró. Saída às 19h30 em direção à Avenida dos Pescadores, com término do desfile na Rua do Moinho. Término às 21h30.

Jacuba – Concentração às 19h na rua Coronel Mário Quintanilha, na Vila Nova. Saída às 20h, em direção à rua Jorge Lóssio, com retorno ao ponto de concentração. Término às 22h.

Afoxé Ilê Obá – Concentração às 19h na Avenida Ézio Cardoso da Fonseca, no Jardim Esperança. Saída às 20h, com desfile na mesma avenida. Término às 22h.

16/2 – segunda-feira de Carnaval

Celebridade da Folia – Concentração às 11h na quadra de esportes da Praça do Itajuru. Saída às 14h em direção à Avenida 13 de Novembro, finalizando o desfile no Portal dos Blocos. Término às 16h.

Amigos para Sempre – Concentração ás 15h na Rua Marcílio Dias, no Jardim Caiçara (o bloco concentra, mas não sai)

Zoeira – Concentração às 15h na Rua Alex Novelino, na Vila Nova. Saída às 17h em direção à rua Jorge Lóssio, finalizando o desfile na Arena dos Blocos. Término às 19h.

Oh! Sorte – Concentração às 15h na Arena dos Blocos. Saída às 21h em direção à Avenida Litorânea. Término às 20h.

Tá Doido! – Concentração às 15h na Rua Lourival F. Oliveira. Saída às 17h, seguindo pela Avenida Ézio Cardoso da Fonseca.

Isso É Sacanagem – Concentração às 16h no Portal dos Blocos em Tamoios, em frente ao Ginásio Poliesportivo João Augusto. Saída às 18h pelas imediações.

Melhor Idade de Tamoios – Concentração às 16h no Portal dos Blocos em Tamoios, em frente ao Ginásio Poliesportivo João Augusto. Saída às 18h pelas imediações.

Peroíso – Concentração às 17h30 na Rua do Moinho, no Peró. Saída às 21h em direção à orla da Praia do Peró, indo até o Portal dos Blocos na Praça do Moinho. Término às 23h30.

Acadêmicos da Praia do Siqueira – Concentração às 17h na Avenida Irmã Josefina da Veiga, na Praia do Siqueira. Saída às 18h com desfile pelo bairro. Término às 20h.

Alcoolância – Concentração às 18h na Arena dos Blocos. Saída às 20h em direção à Avenida Litorânea (Portal dos Blocos). Término às 21h.

Costela – concentração às 17h em frente ao Bar da Costela, na Av. 13 de Novembro. Saída às 20h, seguindo em direção à Avenida do Contorno e retornando pela Rua Ismar Gomes de Azevedo. Término às 22h.

Carnagay – Concentração às 20h30 na Avenida do Contorno, em frente ao Quiosque Bambu. Saída às 22h, em direção à Orla da Praia do Forte, encerrando o desfile em frente à Duna Boa Vista. Término às 23h.

17/2 – terça-feira de Carnaval

Encosta que Ele Cresce – Concentração às 11h, na Rua da Luz, no Braga. Saída às 13h em direção à Avenida Vereador Antônio Ferreira dos Santos, no Braga.

Parókia – Concentração ao meio-dia na Rua Jorge Lóssio, esquina com Avenida Nilo Peçanha. Saída às 15h.

Bomba – Concentração ao meio-dia na quadra de esportes da Praça do Itajuru. Saída às 14h em direção à Avenida 13 de Novembro, finalizando o desfile no Portal dos Blocos. Término às 17h.

Boi da Barra – Concentração às 13h, na Avenida Almirante Barroso, em frente ao Bar do Edu, no Canto do Forte. Saída às 16h em direção à Avenida do Contorno, terminando na Concentração. Término às 18h.

Amigos para Sempre – Concentração ás 14h na Rua Marcílio Dias, no Jardim Caiçara (o bloco concentra, mas não sai)

Na Hora H – Concentração às 15h na Rua Recife. Saída às 16h em direção à orla da Praia das Palmeiras. Término às 18h

Família É Mole, Mas é Meu – Concentração às 16h no Portal dos Blocos. Saída às 18h desfilando pela orla da Praia do Forte em direção à Arena dos Blocos. Término às 20h

Risco da Praia – Concentração às 17h na Avenida Luis Feliciano Cardoso, na Praia do Siqueira. Saída às 19h, com desfile pelo bairro, encerrando no Portal Solidário do bairro. Término às 21h.

Safado é o Cara – concentração às 17h na quadra de esportes da Praça da Vila Nova. Saída às 20h em direção ao Portal dos Blocos. Término às 21h.

Rala Ovo – Concentração às 17h, em frente ao São Cristóvão Futebol Clube. Saída às 20h, desfilando pelas redondezas do clube, encerrando no Portal Solidário do bairro. Término às 22h

Bloco das Damas – Concentração às 16h na Arena dos Blocos. Saída às 20h, em direção à Avenida Litorânea (Portal Solidário). Término às 22h.

18/2 – quarta-feira de Cinzas

Rabo de Foguete – Concentração às 15h na Rua da Restinga, no Foguete. Saída às 16h, desfilando pelo bairro. Término às 18h.

Quem Manda é o Cara – Concentração às 16h na Rua José Paes de Abreu. Saída às 17h em direção ao Portal dos Blocos. Término às 19h.

Os Piratas – Concentração às 17h na quadra de esportes da Praça da Passagem. Saída às 19h, desfilando pelas ruas do bairro. Término às 21h.

Oficial – Concentração às 18h na Arena dos Blocos. Saída às 20h em direção à Avenida Litorânea. Término às 22h.

21/2 – sábado

Quero Mais – concentração às 14h na Arena dos Blocos. Saída às 19h em direção ao Portal dos Blocos. Término às 22h.

22/2 – domingo

Bloco da Latinha – concentração às 10h na Arena dos Blocos. Saída às 11h em direção ao Portal dos Blocos. Término às 15h.

Os Atrazados – concentração às 18h na rua Maestro Brás F. Guimarães, no Morubá. Saída às 18h, em direção ao Portal dos Blocos, retornando até o ponto de concentração. Término às 20h.

Shows em quatro bairros

Este ano, além da “Arena dos Blocos”, que pelo terceiro ano seguido, fica ao lado da Duna Boa Vista, foi montada uma segunda arena, no final da Praça dos Quiosques, onde, de sexta a terça-feira (13 a 17/2), acontecem shows com bandas locais.  Além disso, entre sexta e terça-feira, um trio percorre a orla da Praia do Forte, com saída sempre às 18h.

Também haverá shows em Unamar, Jardim Esperança e Maria Joaquina. Na Praia do Siqueira, Peró e São Cristóvão haverá som mecânico para apoio dos blocos que desfilam nestes bairros.

A programação dos shows é a seguinte:

 

Praia do Forte

Dia 13/2 (sexta feira) às 18 horas

Trio elétrico: Show com Pepinho & Banda

Dia 14/2 (sábado) ás 18 horas

Trio elétrico: Show com Pepinho & Banda

Dia 15/2 (domingo) às 18 horas

Trio elétrico: Cordão do Bola Preta

Dia 16/2 (segunda-feira) às 18 horas

Trio elétrico: Show com Alan e Alex

Dia 17/2 (terça-feira) às 18 horas

Trio elétrico: Show com o Grupo Sempre Assim

Maria Joaquina

Dia 14/2 (sábado) às 22 horas

Show com Os Mineirinhos

Dia 15/2 (domingo) às 22 horas

Show com Sambariê

Dia 16/2 (segunda-feira) às 22 horas

Show com Balada Boa

Dia 17/2 (terça-feira) às 22 horas

Show com Os Mineirinhos

Jardim Esperança

Dia 14/2 (sábado) às 22h00

Show com Gutierrez

Dia 15/2 (domingo) às 22h00

Show com Alan e Alex

Dia 16/2 (segunda-feira) às 22h00

Show com Adriano Marques

Dia 17/2 (terça-feira) às 22h00

Show com Balada Boa

Unamar

Dia 14/2 (sábado) às 22 horas

Show com Grupo Sambariê

Dia 15/2 (domingo) às 22 horas

Show com Grupo Batuquiando

Dia 16/2 (segunda-feira) às 22 horas

Show com Grupo Batuquiando

Dia 17/2 (terça-feira) às 22 horas

Show com Grupo Forroxé

Praça Verde do Guta – Praia do Forte

Diariamente entre sexta (13/2) e terça (17/2) às 20h

Banda tocando marchinhas de Carnaval

Arena dos Quiosques

Dia 13 (sexta-feira) às 22h

Show com Sambatrô

Dia 14/2 (sábado) às 22h

Show com Alan e Alex

Dia 15/2 (domingo) às 22h

Show com Gutierrez

Dia 16/2 (segunda-feira) às 22h

Show com Nada Igual

Dia 17/2 (terça-feira) às 22h

Show com Pepinho

Na Praia do Forte, o trio elétrico com as atrações (uma por dia) sai às 18h, partindo da Praça da Nova Orla dos Quiosques em direção à Duna Boa Vista (Duna Preta). No domingo de Carnaval (15/2), o Cordão do Bola Preta desfila pela orla da Praia do Forte.

Deixe um Comentário