Yoga para casais

In Búzios, Saúde por Eva LartigueDeixe um comentário

Yoga em Dupla prof Sheila e PauloEm homenagem ao dia dos namorados escrevo este artigo, para passar para os apaixonados uma forma de compartilhar com seus companheiros esta milenar técnica do yoga, que pode ser praticado à dois.

Na Índia não existe dia dos namorados, tradicionalmente, as pessoas se casam com o noivo escolhido pela família e aprovado pelo astrólogo, então lá comemora-se o dia do casamento. Assisti um desses dias, foi muito interessante.

O Yoga para casais, também chamada de yoga em dupla é uma prática que pode ajudar quem tem dificuldade de praticar sozinho, já que terá o suporte de outra pessoa ajudando a alongar, mas muitas vezes pode ser uma prática mais puxada já que a outra pessoa pode colocar um pouco mais de força no alongamento e até dificultar um pouco mais a postura, ou seja, o yoga em dupla pode ter posturas mais fáceis e outras mais difíceis, como todo tipo de yoga. Ela pode ser feita entre familiares e amigos.

O ideal é que seja em um local arejado e tranquilo, pode se colocar uma música agradável e acender um incenso. Se quiser fazer junto à natureza na praia também é ótimo. Usar um tapetinho, ou dois tapetinhos também. Além do contato, do carinho, as posturas têm benefícios que descreverei abaixo, junto às fotos. Seguem algumas posturas:

1- Virabradrasana I – Postura do Guerreiro
Um em frente ao outro, unir as mãos á frente, dobrar a perna direita em 90 graus, e a esquerda esticar atrás abrir o peito alongar as costas. Fortalece, braços e pernas abre o peitoral e o centro de energia(chakra) do coração.

2 – Vrikshasana – Postura da Árvore
Lado a lado com seu parceiro, olhando para frente, abraçar o seu companheiro e unir as mãos em frete. Dobrar a perna externa e apoiar o pé na parte interna da coxa, unir as mãos (externas), próximas ao peito. Benefícios: equilibra os hemisférios cerebrais.

3-Alongamento lateral
Unir as mãos e relaxar o corpo ao lado, cada um virado para um lado, soltar os ombros. Benefícios: Relaxa tensão na cervical e ombros, estabelece a confiança.

4- Padmasana – Lótus fechada
Sentados um em frente ao outro na postura de lótus (pernas cruzadas), apoiar as mãos nos ombros do parceiro e relaxar o tronco,abraçando o companheiro, aproveitar para fazer uma massagem no ombro do companheiro. Benefícios: alonga os ombros relaxando-os, fortalece as pernas,. faz muito bem ao coração.

Após esta pequena prática, pode ser feita uma meditação, sentados um em frente ao outro na postura de lótus, com as mãos unidas respirando profundamente, procurando deixar a mente vazia e tranquila. No final é bom fazer um relaxamento, um ao lado do outro, de mãos dadas, soltando toda as tensões do corpo e respirando, sentindo a energia fluir por todo seu corpo e sua aura. (Fotos feitas com o professor Paulo Semeles)

Feliz dia dos namorados, paz e amor para todos vocês. Namastê!
Sheila Quintaneiro – Diretora do Shiva Studio de Yoga e Ayurveda e Presidente da International Association of Yoga and Ayurveda – IAYA www.shivastudio.org www.sheilaquintaneiro.wix.com/buzios

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